quarta-feira, 5 de setembro de 2007

RETORNO DE BRASILIA

Cubatenses voltam da Jornada Socialista 40
Evento realizado em Brasília contou com diversas autoridades do País

A Jornada Socialista 40 teve seu desfecho dia 31 de agosto. Com presença de líderes nacionais e regionais e caravanas de todo o país, o encontro foi mais que político; foi uma verdadeira confraria socialista.

A delegação oficial de São Paulo contou com a presença de dois cubatenses: Rafael Oliveira e Fabrício Lopes, ambos integrantes da Juventude Socialista Brasileira – JSB. Além da agenda da Jornada, os dois aproveitaram a ocasião para trocar experiências com os outros estados.

Veterano em encontros do PSB, Fabrício destaca a participação de Rafael. “Ele [Rafael] me surpreendeu, em todos estes anos todos na diretoria da JSB no estado de São Paulo, pela primeira vez tive a oportunidade de contar com uma bancada homogênea, e o companheiro foi um dos destaques nesse ponto”. Com a participação maciça de chefes da hierarquia socialista, as discussões sobre metas da juventude tiveram um crescimento significativo. “Estar ao lado das nossas lideranças nacionais para discutir política de fato é algo importantíssimo. Não existe outro partido onde esta integração com as lideranças aconteça. Temos um projeto de nação e ele será viabilizado”, ressalta Lopes.

Além de discussões sobre políticas públicas para juventude, a integração teve como centro o projeto de Nação do PSB. Segundo Eduardo Campos, presidente nacional do partido, “o Brasil agora reencontra sua vocação para crescer, de desenvolvimento que se perdeu há alguns anos, quando o País foi submetido a uma política de interesses subjugados”. O presidente avalia que o cenário político hodierno necessita de uma contribuição mais incisiva do PSB. “O incentivo para o povo e as outras forças políticas é o conteúdo da nossa história, o conteúdo programático que vamos defender. Queremos desenhar um projeto verdadeiro para indicar o caminho que nossa Nação precisa trilhar, pelo bem do povo.”

Para Ricardo Coutinho, prefeito de João Pessoa e palestrante no evento, o verdadeiro projeto de governo é a reforma urbana. Muito ponderado, o prefeito ressalta que não é apenas construir casas e mais casas que se faz um reforma desse porte. Perspectiva de piso vital mínimo é essencial para o sucesso de qualquer reforma. “Mais que um teto, precisamos oferecer geração de renda, creches, saúde e educação, tudo isso no seu bairro, próximo da sua casa”.

O encerramento do evento contou com os shows de Chico César, do maestro e pianista Arthur Moreira Lima, e do o grupo pernambucano "Maciel Salu e o Terno do Terreiro".

Nenhum comentário: