segunda-feira, 24 de março de 2008

MATÉRIA - CONFERÊNCIA DE OSASCO

Osasco reúne 300 pessoas na
1ª Conferência Municipal da Juventude

No último sábado, dia 23 de fevereiro, aconteceu a 1ª Conferência de Políticas Públicas para a Juventude, realizada pelo Conselho Municipal da Juventude de Osasco (CMJO), com o apoio das secretarias de Governo, e de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão. O evento, que aconteceu na Escola de Artes Cesar Antônio Salvi, reuniu cerca de 300 pessoas.
Durante o encontro, jovens de todas as partes da cidade, dentre eles artistas, estudantes, esportistas e religiosos, tiveram a oportunidade de discutir temas variados como Educação, Meio Ambiente, Trabalho, Arte, Cultura, Família, Sociedade, Saúde, Sexualidade e Drogas, entre outros.

O ponto alto do evento foi o lançamento do Mapa da Juventude, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da Prefeitura de Osasco e pelo Conselho, com o objetivo de traçar um detalhado perfil dos jovens na cidade. Na ocasião também aconteceu o lançamento da revista "Se Liga Galera!", produzida e editada pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Osasco.

De acordo com o coordenador do CMJO, Elineudo Meira, o Chokito, o Mapa permitiu descobrir as várias faces da juventude osasquense. "O perfil nos permite analisar desde a elite até a periferia. Sabemos, por exemplo, que em Osasco a juventude corresponde a quase 28% da população", destacou

Fabrício Lopes, representante do Conjuve (Conselho Nacional de Juventude), ressaltou a importância do encontro. "Vamos produzir idéias, através de um debate amplo, em cima das políticas da juventude brasileira. Este encontro é apenas o início de uma longa jornada".
O prefeito Emidio de Souza aproveitou o encontro para falar sobre algumas das ações do governo direcionadas aos jovens. "Criamos o Orçamento Participativo Jovem e garantimos renda e capacitação para 60 jovens da cidade por meio do programa Bolsa Trabalho. Além disso, Osasco terá uma universidade pública que vai beneficiar a juventude de toda da região".

A conferência contou ainda com a presença de autoridades e lideranças de todo o estado, dentre eles os secretários municipais Dulce Cazzuni (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Gelso de Lima (Saúde), Jorge Lapas (Governo), Luiz Antonio Urban (Cultura), Roberto Trapp (Assistência e Promoção Social), Valmir Prascidelli (Esportes, Recreação e Lazer), Benedito Mariano (Administração); a coordenadora de Orçamento Participativo, Nice Abrantes; o coordenador de Relações Internacionais, Roque Aparecido Silva; os vereadores Mario Luiz Guide, Rubinho Bastos e Nelson Matias; o deputado estadual Marcos Martins; o deputado federal João Paulo Cunha; o vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Tales de Castro; o representante da executiva da UNE, Rafael Vargas; o representante do MSU (Movimento dos Sem Universidades), Sergio Custódio; a presidente do Conselho dos Diretos das Mulheres, Mirtes Faria; o representante da executiva da UEE-SP, Aitam Camilo; o coordenador geral da UEO (União dos Estudantes de Osasco), Carlitos Alves; o secretário de Juventude do PT/Osasco, Wendell Cristiano; o secretário de Juventude do PCdoB/Osasco, Samuel Wagner; a presidente do PT/Osasco, Rose Lima; o presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Antônio Dantas; o secretário de Juventude da Força Sindical, Jefferson Coriteac; o representante da juventude da CUT (Central Única do Trabalhador), Vinicius Sartorato; o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo,Osasco e Região, Taffarel; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno; o representante da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República, Eric Meireles.

Fonte: Departamento de Imprensa Prefeitura de Osasco
e Coordenadoria Estadual de Juventude

Nenhum comentário: