quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ARTIGO - É POSSÍVEL FAZER DIFERENTE

É possível fazer diferente!
Por Fabrício Lopes*

Não é de se estranhar essa prática de tentar desqualificar o debate político sempre que surge algo diferente no cenário. Isso é o reflexo da dificuldade de lidar com o contraponto de idéias, uma pratica que procura transformar seus pensamentos em símbolos hegemônicos de uma sociedade. Porem se equivocam e renegam que somente conseguimos avançar quando há pluralidade de idéias.
A dificuldade de lidar com divergências são habituais de quem fica cego diante da possibilidade de satisfazer suas necessidades egocêntricas e pouco se preocupam com questões coletivas.
É preciso estar atento as opiniões daqueles que invés de mostrar a sua melhor face, passam o tempo procurando motivos para apontar supostos defeitos que transforme os adversários em símbolos do atraso. Acredito que isso ocorre na verdade pela falta de ter o que mostrar.
O mais triste é ver que pessoas que aparentemente parecem possuir certa capacidade de discernimento político, adotam os métodos mais repugnáveis, inclusive disseminando o ódio, a mentira e a intolerância a partir da deturpação de palavras retiradas de um contexto distinto na busca de provocar a desinformação.
Fica mais evidente o desconforto quando falamos em juntar pessoas das mais variadas idéias, mas que sejam sensatas, para pensar caminhos conjuntos onde todos possam ser beneficiados. Na verdade, a prática adotada por eles é fazer o discurso para os que mais precisam e atuar a favor dos que mais possuem.
O momento é oportuno para que possamos resignificar a política e desenhar um novo caminho para o nosso país, compreendendo que será necessário unir forças capazes de recuperar o tempo perdido e apontar para um futuro diferente.
Está em nossas mãos essa oportunidade de decidir, mas tão importante quanto o participar do pleito eleitoral, se faz necessário não prevaricar. É preciso fiscalizar e compreender o funcionamento das instituições para que não sejamos surpreendido com as recorrentes peças publicitárias veiculadas nesse período e que mostram um país que apesar de toda minha experiência, ainda não encontrei.
Somos capazes de ir além e compreender quem tenta cotidianamente tumultuar o debate na tentativa de esconder suas intenções espurias. Vamos aproveitar a oportunidade para mostrar que é possível fazer a diferença, é possível fazer diferente.

*Fabrício Lopes é Gestor Público

Nenhum comentário: