sábado, 8 de março de 2014

MAIS UM CARNAVAL

Em uma época de tanta ganância, onde assistimos tantas atitudes individualistas, ter a oportunidade e fazer parte de algo que se constrói de forma coletiva por puro prazer, no qual se possui com o propósito simples, mas digno, objetivo de levantar temas, movimentar pessoas, agregar ideias, superar dificuldades, aprender com os erros, entre outras coisas, é quase uma raridade. 
O que para muitos é uma festa, para nós é um compromisso com a cultura popular e as raízes do Brasil. Construir um carnaval não é apenas produzir  fantasias que serão utilizadas por uma noite. É sim, transformar sonhos em realidade através de imagens, sons, estímulos, luzes, conexões.
Há o momento das disputas, naturalmente elas nos seduzem para a competitividade, mas isso não deve nos cegar, é preciso entender que a essência da grande festa popular que movimenta multidões não pode ser perdida.
O carnaval é a nossa Ópera Popular, deve ser feita com o povo, pelo povo e para o povo. Não existe o desfile individual, é contraditório pensar que alguém sozinho vai conseguir, os egocêntricos são seres deprimidos.  Essa alegria deve ser construída para ser dividida com todos e todas, sem distinção.
Pois é, o carnaval passou. Levo desde já a saudade em meu peito. Procuro fazer da distância que tem me separado temporariamente da minha comunidade apenas um aperitivo que ao relembrar cada ensaio, cada madrugada, cada desentendimento, cada sorriso, cada abraço, e milhares de outros gestos que me fazem lembrar o intuito maior de tudo isso: fazer o melhor.
Homens e mulheres, jovens e idosos, experientes e aprendizes, ricos e pobres, mas que abrem mão de parte da sua vida para construir esse espetáculo que só faz sentindo de existir por ser coletivo. Onde todos possuem sua devida importância e cada um a sua maneira pode e consegue fazer a diferença.
São poucos minutos na avenida, porém é uma vida de histórias inesquecíveis, grandes amizades, muito aprendizado, conhecimento, abertura de novos horizontes, entre outras coisas.
É isso que me motiva e faz acreditar que a parte mais importante de tudo isso é juntar pessoas que amam uma causa. Acima de qualquer divergência, está o meu amor pela minha agremiação.
O que me torna ainda mais feliz é saber que tive a oportunidade de através das oportunidades que minha escola de samba me proporcionou, tirar lições que carrego comigo até o fim da vida. Onde pude aprender a ter mais responsabilidade, a respeitar opiniões divergentes, dirigir pessoas e ser dirigido por elas, entre outras coisas.
Mas o maior aprendizado talvez tenha sido exercitar a capacidade de ouvir e compreender, que cada um a sua maneira possui um único objetivo: fazer o melhor carnaval.
Coração tranquilo e mente no lugar. Vamos lá Nações!
Que venha o carnaval 2015.