sábado, 17 de maio de 2014

POESIA - PASSOS DE REFLEXÃO



Há aqueles que são grandes por excelência 
E os que medíocres por alienação  
Há aqueles que são humildes por natureza 
E os que são arrogantes por opção
Há aqueles que são parceiros para vida toda
E os que são aproveitadores de ocasião

O tempo é o melhor remédio
Não há tédio, só reflexão
Melhor deixar cicatrizar as feridas
Não há despedida, só reflexão 
A luta se faz por ideologias 
Não há perca de tempo, só reflexão

Não ha ponto de chegada sem ponto de partida
Caminhada que segue firme, sem parar a reflexão


Fabrício Lopes

quarta-feira, 7 de maio de 2014

MINHA ESCALAÇÃO PARA 2014

Uma seleção para todos os tempos!


Já que recentemente surgiu as mais intensas discussões relacionadas a escalação da Seleção Brasileira e ao que me parece não houveram na visão dos "especialistas" nenhuma surpresa, resolvi aproveitar meus conhecimentos e trazer um outro ponto de vista sobre o time que o Brasil deveria escalar para ganhar de fato em 2014.
Essa, na minha opinião, é a verdadeira escalação que o país merece. Não tenho dúvidas que ao final todos sairiam vencedores.
Fiquem a vontade para criticar os escalados e propor as alterações que entenderem pertinentes. Esse time é democrático.


Os convocados são:

Darcy Ribeiro
Sérgio Buarque de Holanda
Luis Carlos Prestes
Miguel Arraes
Leonel Brizola
Milton Santos
Josué de Castro
Carlos Marighella 
Gilberto Freyre
Florestan Fernandes
Plinio Marcos
Euclides da Cunha
Rui Barbosa
Machado de Assis
Antônio Conselheiro
Celso Furtado
Caio Prado
Zumbi dos Palmares
Patativa do Assaré
Oscar Niemeyer
Hebert de Souza
Chico Mendes
Oswaldo Cruz

Vamos lá! 
Força!
O Brasil nunca precisou tanto de vocês!

domingo, 4 de maio de 2014

ARTIGO - DEBATER E MUDAR O BRASIL

Debater e mudar o Brasil
Por Fabrício Lopes*


Muitos militantes de ocasião estão incomodados com a entrevista de Eduardo Campos exibida hoje no Canal Livre. Penso nos fatos que deixam alguns seres de pouca visão política desconcertados e vejo que a forma como ele expõe os temas, sem as pirotecnias dos demais e sem adotar as práticas eleitoreiras do tudo ou nada, talvez seja um de seus maiores diferenciais.

O Brasil já está saturado de consumir essa guerra política medíocre que empobrece o debate político e não avança no sentido de apontar as complexidades reais dos problemas. Falam de temas importantes como se fossemos apenas espectadores de um filme de ação onde "mocinhos e bandidos" disputam o controle da atenção do público. Já chega! Precisamos ir além disso.

Com tantas qualidades que possui o povo brasileiro, sua capacidade de se reinventar, sua força de vontade, seu instinto de superação, dentre outros, há uma parcela daqueles apegados ao poder que escolhem empurrar diariamente goela abaixo na nossa população um turbilhão de tragédias, para que as pessoas se afastem da política e eles possam continuar dominando e corroendo as estruturas.

Sou de uma geração que escolheu o caminho da política para buscar as transformações sociais e, confesso que, não foi fácil suportar as pressões e chegar até aqui. O mais importante é saber que não cheguei sozinho, pois há milhares como eu que mesmo sem nos conhecer também alimentavam sonhos de construir um país melhor. Pouco a pouco o caminho de toda essa gente vai se cruzando, sonhos vão sendo compartilhados, idéias novas vão surgindo e a esperança se renova.

A vida é dinâmica, está em constante transformação. É por isso que levamos adiante a luta para reaver o brilho nos olhos do povo brasileiro. A política deve ser uma atividade permanente na vida dos cidadãos, não apenas um momento isolado a cada véspera de eleição.  Depende de nós seguir na direção certa, de coração aberto e sem medo da democracia.

O desafio é grande, mas nossos sonhos são maiores!


*Fabrício Lopes é militante do PSB