segunda-feira, 24 de março de 2008

ENCONTRO DE GESTORES - PRAIA GRANDE

Praia Grande sedia encontro estadual de jovens
Representantes das nove cidades da Baixada Santista estiveram presentes na reunião

A Secretaria de Promoção Social (Sepros) sediou uma etapa do Encontro Estadual da Juventude, no último dia 27, com participação de 30 gestores e representantes de organizações não-governamentais (ONGs) da Baixada Santista, onde vivem cerca de 450 mil pessoas com idades de 15 a 29 anos. O objetivo foi traçar o perfil do jovem da região.

O encontro em Praia Grande foi o segundo do Estado. Faltam 16 - 13 nas regiões administrativas e 3 na Capital, até maio. O perfil do jovem em todo o Estado deve sair até o final do ano. O próximo encontro ocorre nesta sexta-feira (7), na Região Administrativa de Presidente Prudente, composta por 53 cidades. A meta é planejar ações voltadas aos jovens até 2010.Durante todo o dia, o futuro do jovem esteve em debate, com apresentação de idéias e sugestões voltadas às políticas públicas nos nove municípios, além da troca de experiências. Para Thiago Mendes, representante do Partido da Juventude Política de Peruíbe, o encontro promoveu integração. “No começo, todos falavam que Peruíbe era a periferia da região, mas com esse tipo de debate, pude mostrar mais o trabalho da minha cidade e, conseqüentemente, integrá-la com os outros municípios”, declarou.

Para a coordenadora Estadual da Juventude, Mariana Montoro, no começo esse intercâmbio provocou até uma certa turbulência. “Parecia que ninguém conhecia a realidade da cidade vizinha. Depois de muito confronto de idéias, as coisas começaram a melhorar”, afirmou.

Gestores - Para o representante de São Vicente e um dos membros do Conselho Municipal da Juventude, Fabrício Lopes, o primeiro passo após a reunião será estabelecer contatos com gestores. “Temos que aproveitar essa oportunidade para esquentar (o debate) e, quem sabe, conseguir mudar alguma coisa na política das cidades”, opinou, lembrando que é necessário o surgimento de uma Secretaria da Juventude. “Praia Grande já deu um grande passo criando a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. Temos que expandir esse tipo de idéia para a região inteira”, completou.

O encontro foi aprovado também pelo representante de Santos, Leandro Costa. Para ele, a região estava precisando da iniciativa: “É primordial que um jovem saia de Peruíbe e vá para Praia Grande ou Santos e não se choque com realidades diferentes. É importante que a região seja uma só e que as oportunidades para os jovens sejam as mesmas. Temos que nos unir e tornar o jovem mais participativo na Baixada inteira”.

Fonte: Secom/Praia Grande
Notícia do dia 6/3/2008

Nenhum comentário: