quinta-feira, 30 de julho de 2009

ARTIGO DA COMPANHEIRA EDVÂNIA VIEIRA - CE

Socialismo é Liberdade
Por Edvânia Vieira*
A maior crise que vivemos hoje é de não existir um movimento unificado e organizado de oposição ao capitalismo!
Atualmente somos bombardeados através dos noticiários informando mais uma crise financeira do sistema capitalista. É importante destacar que a tal crise não é só financeira ou econômica, como noticia a grande mídia. A crise é mais do que tudo social, vem se acentuando nos últimos anos e refletindo em nosso cotidiano. Florestas inteiras são desmatadas, rios e mares são poluídos, aumenta o uso indevido de droga, além de uma grande onda de violência e de guerras que se espalham por todo planeta, de forma globalizada. Tudo em nome do lucro para sustentação de uma minoria, a burguesia.

O capitalismo cumpriu e cumpre seu papel histórico, foi revolucionário, encurtou distâncias, criou indústrias, facilitou a comunicação entre os povos. Hoje a solução para a superação de toda essa crise é destruir o capitalismo antes da destruição da vida no planeta e construir uma nova sociedade, onde todos possam viver com justiça, paz e com igualdade social, acreditamos ser esta a sociedade socialista.

Por isso mais do que nunca se faz necessário neste contexto conjuntural a “disputa”. Porém essa disputa deve ser de teses com propostas consistentes na busca por uma alternativa a essa realidade social. O debate é fundamental, como fundamental também é nossa unidade política partidária caso contrário sairemos enfraquecidos e mais uma vez os nossos inimigos que estão no poder (burguesia) se fortalecerão com nosso desfoco.

Diante deste quadro devemos nos organizar e empreender nossas energias e forças para as ações coletivas partindo do Partido Socialista Brasileiro que visem organizar e conscientizar os trabalhadores e o povo sobrea necessidade de estar na oposição ao capitalismo. Devemos nos rebelar contra a hipocrisia e mentira dessa moral burguesa, para que possamos construir um novo mundo e uma nova realidade, onde não exista a exploração do homem pelo homem e construir uma nova ideologia baseada na verdadeira igualdade, liberdade, onde haja colaboração entre homens e mulheres.


*Edvania Vieira é estudante de Sociologia e Política – UNIFOR e Militante do Partido Socialista Brasileiro - PSB. [Fortaleza, 27 de Julho de 2009]

sábado, 25 de julho de 2009

UM EXEMPLO DE PERSEVERANÇA

Por mais que possam tentar, não vão conseguir fazer com que desistamos de nosso ideal. Pode ser difícil, ter caminhos acidentados e tormentas a serem vencidas, porém existe a vontade de vencer. Não necessáriamente para vencer se precisa estar noa alto de um pódium, figuração de uma conquista com prazo limitado à um proximo desafio. A maior vitória que perseguimos é a da alma, de senti-se bem e com o dever cumprido, a vitória do sentimento e da perseverança. Mauro Shampoo, hoje você é nossa inspiração. A simplicidade faz a diferença!