terça-feira, 11 de setembro de 2007

FRENTE DE ESQUERDA

Fabrício Lopes presente no
lançamento da Frente de Esquerda

Militante socialista esteve entre as grandes lideranças da esquerda nacional

No ultimo dia 3 de setembro mais de mil pessoas lotaram o Palácio do Trabalhador, auditório do Sindicato dos Metalúrgicos na capital paulista, para o lançamento da Frente de Esquerda, que reúne PSB, PDT, PCdoB, PHS, PRB, e PMN. O Evento contou com a presença de diversas lideranças de expressão nacional. O deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT/SP), que abriu o evento que reuniu, entre outras lideranças políticas, os deputados federais Ciro Gomes (PSB/CE), Luiza Erundina (PSB/SP), Manuela D Ávila (PCdoB/RS) e Aldo Rebelo (PCdoB/SP), o ministro dos Esportes Orlando Silva e o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral.

Os presentes fizeram suas avaliações sobre o evento e a Frente de Esquerda. Na avaliação de Ciro Gomes (PSB/CE), "ser de esquerda no Brasil, aqui, agora, é ter coesão, disciplina e lucidez para transformar o país que hoje possui a economia mais desigual e injusta com a classe trabalhadora". "A Frente de Esquerda tem essa missão, mudar essa realidade", concluiu.

A deputada Luiza Erundina (PSB/SP) ressaltou em seu discurso a liderança e a capacidade política do colega Márcio França, por conta da criação do Bloco de Esquerda. "A frente é definitivamente o que há de novo na política brasileira e o que nos move não é o poder, mas sonhos e utopias", comentou.

Já o presidente em exercício do PSB, Roberto Amaral, ressaltou que a frente está "abrindo uma estrada difícil de ser trilhada e serão os militantes os grandes responsáveis pelo sucesso do bloco neste caminho".

Fabricio interpretou o momen to como construtivo à nação "é com alianças assim que vamos reafirmar o papel histórico da esquerda mundial, em resgatar dignidade humana e oferecer algo palpável para as futuras gerações".

O líder do PSB na Câmara dos Deputados e presidente da Executiva paulista, deputado Márcio França (SP), encerrou o evento, lembrando que a frente "não é o sonho de uma pessoa, de um partido, mas de todas as lideranças e partidos de esquerda, dos militantes".

Em 2008, a frente lançará candidatos próprios a prefeito na maioria das cidades brasileiras, compromisso este também assumido pelos presentes ao evento.


quarta-feira, 5 de setembro de 2007

RETORNO DE BRASILIA

Cubatenses voltam da Jornada Socialista 40
Evento realizado em Brasília contou com diversas autoridades do País

A Jornada Socialista 40 teve seu desfecho dia 31 de agosto. Com presença de líderes nacionais e regionais e caravanas de todo o país, o encontro foi mais que político; foi uma verdadeira confraria socialista.

A delegação oficial de São Paulo contou com a presença de dois cubatenses: Rafael Oliveira e Fabrício Lopes, ambos integrantes da Juventude Socialista Brasileira – JSB. Além da agenda da Jornada, os dois aproveitaram a ocasião para trocar experiências com os outros estados.

Veterano em encontros do PSB, Fabrício destaca a participação de Rafael. “Ele [Rafael] me surpreendeu, em todos estes anos todos na diretoria da JSB no estado de São Paulo, pela primeira vez tive a oportunidade de contar com uma bancada homogênea, e o companheiro foi um dos destaques nesse ponto”. Com a participação maciça de chefes da hierarquia socialista, as discussões sobre metas da juventude tiveram um crescimento significativo. “Estar ao lado das nossas lideranças nacionais para discutir política de fato é algo importantíssimo. Não existe outro partido onde esta integração com as lideranças aconteça. Temos um projeto de nação e ele será viabilizado”, ressalta Lopes.

Além de discussões sobre políticas públicas para juventude, a integração teve como centro o projeto de Nação do PSB. Segundo Eduardo Campos, presidente nacional do partido, “o Brasil agora reencontra sua vocação para crescer, de desenvolvimento que se perdeu há alguns anos, quando o País foi submetido a uma política de interesses subjugados”. O presidente avalia que o cenário político hodierno necessita de uma contribuição mais incisiva do PSB. “O incentivo para o povo e as outras forças políticas é o conteúdo da nossa história, o conteúdo programático que vamos defender. Queremos desenhar um projeto verdadeiro para indicar o caminho que nossa Nação precisa trilhar, pelo bem do povo.”

Para Ricardo Coutinho, prefeito de João Pessoa e palestrante no evento, o verdadeiro projeto de governo é a reforma urbana. Muito ponderado, o prefeito ressalta que não é apenas construir casas e mais casas que se faz um reforma desse porte. Perspectiva de piso vital mínimo é essencial para o sucesso de qualquer reforma. “Mais que um teto, precisamos oferecer geração de renda, creches, saúde e educação, tudo isso no seu bairro, próximo da sua casa”.

O encerramento do evento contou com os shows de Chico César, do maestro e pianista Arthur Moreira Lima, e do o grupo pernambucano "Maciel Salu e o Terno do Terreiro".