terça-feira, 24 de novembro de 2009
VOTA JUVENTUDE
Escolas estaduais de São Vicente recebem o Vota Juventude que, por meio de palestra descontraída, motiva alunos a tirar o Título de Eleitor
Com o objetivo de motivar a participação dos jovens na tomada de decisões da Cidade e conscientizá-los de seu papel no processo democrático, a Prefeitura de São Vicente realiza até a segunda semana de dezembro a campanha Vota Juventude. O projeto pretende visitar as 21 escolas estaduais que atendem alunos com idade acima dos 16 anos. A ação é promovida pela Secretaria de Assistência Social (Seas), por meio da Diretoria de Juventude, do Projeto Tubo de Ensaio e do Conselho Municipal da Juventude, em parceria com os Cartórios Eleitorais da Zona 340 e Zona 177, e o apoio da Diretoria de Ensino.
O Vota Juventude funciona da seguinte forma: jovens voluntários do Conselho da Juventude e do Projeto Tubo de Ensaio acompanhados por um funcionário da Justiça Eleitoral, visitam as escolas estaduais da Cidade e, com uma palestra com temas do cotidiano, como educação, segurança, saúde e política por meio de charges adaptados à linguagem do jovem, mostra a importância da participação deles no processo eleitoral.
No dia seguinte, os alunos têm a oportunidade de tirar o título de eleitor, quando os funcionários da Justiça Eleitoral retornam à escola para efetuar o cadastro. É necessário estar com a cédula de identidade original e o comprovante de residência, além de comprovante de alistamento militar, se o aluno já tem 18 anos completos. No prazo de 10 a 15 dias, o documento é entregue na escola do estudante.
A iniciativa atende determinação do prefeito Tercio Garcia no sentido de se estimular as novas gerações a participarem do processo político em São Vicente. “Temos que incentivar a participação e o engajamento dos jovens, já que São Vicente tem 110 mil habitantes até os 20 anos de idade, ou seja, 1/3 da população”. Segundo Danilo Otto, é importante motivar a participação política dos jovens e abrir discussões que possibilitem a compreensão do valor do voto, “que é um instrumento para alcançar os objetivos da comunidade”, ressaltou.
A estudante Jussara Gomes, 17 anos, afirmou que muitos jovens não sabem a importância de ficar atento às ações do Poder Público. Já Elisângela Alves, 18 anos, diz que há desconhecimento das ações desenvolvidas pelos governantes por parte da juventude. “Muitos adolescentes votam por impulso. Depois da palestra conheci os meus direitos e deveres. Eles falaram de maneira diferente, mais do nosso jeito”, disse.
A auxiliar de cartório eleitoral, Ignez do Prado Alvez, aprovou a iniciativa de que participa. Ela conta que diversos alunos, ao final da palestra, buscam mais informações e interagem bastante.
A campanha é continuidade do trabalho realizado pelo Conselho da Juventude e da Diretoria de Juventude, que objetiva integrar e dar condições para que os jovens criem propostas, e junto com o Poder Público, desenvolvam formas de torná-las realidade. Há um mês em andamento, o Vota Juventude já contemplou nove escolas: Gleba II; Luiz D’aurea; Albino Luiz Caldas; José de Almeida Pinheiro Júnior; Paulo de Arruda Penteado; Pastor Alberto Augusto; Deputado Antonio Moreira Coelho; José Nigro e Armando Victório Bei.
Os jovens Talita Meng, Fabricio Lopes (Conselheiro Nacional de Juventude), Danilo Machado, Luis Thomaz, Eduardo Alonso, Jhonatan Cristian e Manoela Miranda integram o Projeto Tubo de Ensaio e participam das reuniões do Vota Juventude.
Para obter mais informações:
Conselho da Juventude
Tel. - 3569 -2294
E-mail - juventudesv@gmail.com
Site - www.cmjsv.blogspot.com.
Diretoria de Juventude
Tels. - 3569-2294 / 3569-2309 / 9787-7608
Cartório Eleitoral da Zona 340
Tels. - 3467-7008
VEJA ALGUMAS IMAGENS DO TRABALHO DESENVOLVIDO:
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
EM MEMÓRIA DE CARLOS MARIGHELLA
domingo, 4 de outubro de 2009
COMUNICADORES DA BAIXADA
Mais uma boa da galera! Desta vez foi a oficina de comunicadores realizada dentro da programação do II Ciclo de Encontros Regionais de Políticas Públicas de Juventude, realizado pela Coordenadoria Estadual de Juventude. Os jovens da baixada produziram um material de grande qualidade ao final do dia e demosntraram na prática como é possivel trabalhar em rede e fazer comunicação conjunta. Agora é só dar continuidade e criar ainda mais mecanismos de intereção e engajamento para nossa juventude.
A semente foi plantada! Parabéns!
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
MUITA GARRA E MUITA LUTA
domingo, 13 de setembro de 2009
PALAVRAS QUE FAZEM REAGIR
terça-feira, 8 de setembro de 2009
NÃO PODEMOS TER MEDO DE OUSAR
Nestes 62 anos muitos tombaram para construir o que vivenciamos. Ainda existe muita luta para se realizar, sabemos não ser fácil, porém, não é do nosso perfil se curvar as dificuldades.
Saudações Socialistas,
terça-feira, 1 de setembro de 2009
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
O GUERREIRO PERMANECE EM NOSSA MEMÓRIA
Voltou, desta vez ainda mais do que nunca nos braços do povo e mostrou que era o verdadeiro líder daquela gente sofrida, mas que tinha um sentimento de orgulho. Líder de um povo que o reconduziu ao Palácio das Princesas, onde adentrou pela mesma porta em que havia saído truculentamente duas décadas antes. Esse foi Arraes, espírito lutador, homem que difundiu a cultura para a juventude pernambucana com ações simples, mas objetivas e que hoje faz daquele estado um orgulho para nós e uma referência cultural para o mundo. Esse foi Arraes, cidadão que levou a dignidade ao sertanejo através de ações sociais que ainda hoje fazem o homem do campo se emocionar. Este foi Arraes, político de história ilibada que jamais baixou a cabeça diante de uma luta, e sempre primou pela unidade popular para construir uma sociedade mais justa e igualitária. Porque Arraes foi e é. É força! É luta! É história! É o guerreiro do povo! Foi não! É... Pois continua vivo no coração de cada socialista.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
ARTIGO DA COMPANHEIRA EDVÂNIA VIEIRA - CE
Por Edvânia Vieira*
O capitalismo cumpriu e cumpre seu papel histórico, foi revolucionário, encurtou distâncias, criou indústrias, facilitou a comunicação entre os povos. Hoje a solução para a superação de toda essa crise é destruir o capitalismo antes da destruição da vida no planeta e construir uma nova sociedade, onde todos possam viver com justiça, paz e com igualdade social, acreditamos ser esta a sociedade socialista.
Por isso mais do que nunca se faz necessário neste contexto conjuntural a “disputa”. Porém essa disputa deve ser de teses com propostas consistentes na busca por uma alternativa a essa realidade social. O debate é fundamental, como fundamental também é nossa unidade política partidária caso contrário sairemos enfraquecidos e mais uma vez os nossos inimigos que estão no poder (burguesia) se fortalecerão com nosso desfoco.
Diante deste quadro devemos nos organizar e empreender nossas energias e forças para as ações coletivas partindo do Partido Socialista Brasileiro que visem organizar e conscientizar os trabalhadores e o povo sobrea necessidade de estar na oposição ao capitalismo. Devemos nos rebelar contra a hipocrisia e mentira dessa moral burguesa, para que possamos construir um novo mundo e uma nova realidade, onde não exista a exploração do homem pelo homem e construir uma nova ideologia baseada na verdadeira igualdade, liberdade, onde haja colaboração entre homens e mulheres.
*Edvania Vieira é estudante de Sociologia e Política – UNIFOR e Militante do Partido Socialista Brasileiro - PSB. [Fortaleza, 27 de Julho de 2009]
sábado, 25 de julho de 2009
UM EXEMPLO DE PERSEVERANÇA
domingo, 28 de junho de 2009
EU JÁ SABIA...
O cidadão disse: "O Sarney é um dos Grandes Estadistas desse país".
Passadas algumas semanas, está confirmado que estamos certos, os oligarcas fazem mal ao nosso país.
E é por isso que independente da sistematização do CONEG ter rechaçado nossa moção, para que ela não fosse a plenário sob risco de ser amplamente apoiada inclusive pelos militantes de sua organização naquele momento, que aproveitamos a democracia e a liberdade das redes para registrar e divulgar a nossa opinião.
O que muitos não compreendem é que quando nos propomos a fazer parte de uma aliança é para fazer a diferença e ajudar a transformar e não para ser um satélite na órbita de alguma estrela temporariamente mais iluminada.
Sabemos compor governos, sabemos fazer parte da base de apoio, acima de governos com alianças pontuais, defendemos acima de tudo o Estado brasileiro e seu povo. Os que pensam diferente disso são usurpadores dos interesses populares.
Viva a Democracia, fora a oligarquia !!!
Moção de Repúdio
sábado, 23 de maio de 2009
ILHA DAS FLORES
Sempre atual...
Um ácido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, a produção escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.
CARTAS DA MÃE
Uma crônica sobre o Brasil contada através das cartas que o cartunista Henfil enviou à sua mãe, Dona Maria. Estas cartas, publicadas em livros e jornais, são lidas pelo ator e diretor Antônio Abujamra enquanto desfilam imagens do Brasil contemporâneo. Política, cultura, amigos e amor são alguns dos temas que elas evocam, criando um diálogo entre o passado recente do Brasil e nossa situação atual. Artistas, políticos e amigos de Henfil, entre eles o atual Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o escritor Luis Fernando Veríssimo, os cartunistas Angeli e Laerte e o jornalista Zuenir Ventura, falam sobre a trajetória do cartunista dos anos da ditadura militar até sua morte. Animações inéditas de seus cartuns complementam o documentário.