terça-feira, 24 de novembro de 2009

VOTA JUVENTUDE

PROJETO ESTIMULA A CIDADANIA
Escolas estaduais de São Vicente recebem o Vota Juventude que, por meio de palestra descontraída, motiva alunos a tirar o Título de Eleitor

Com o objetivo de motivar a participação dos jovens na tomada de decisões da Cidade e conscientizá-los de seu papel no processo democrático, a Prefeitura de São Vicente realiza até a segunda semana de dezembro a campanha Vota Juventude. O projeto pretende visitar as 21 escolas estaduais que atendem alunos com idade acima dos 16 anos. A ação é promovida pela Secretaria de Assistência Social (Seas), por meio da Diretoria de Juventude, do Projeto Tubo de Ensaio e do Conselho Municipal da Juventude, em parceria com os Cartórios Eleitorais da Zona 340 e Zona 177, e o apoio da Diretoria de Ensino.

O Vota Juventude funciona da seguinte forma: jovens voluntários do Conselho da Juventude e do Projeto Tubo de Ensaio acompanhados por um funcionário da Justiça Eleitoral, visitam as escolas estaduais da Cidade e, com uma palestra com temas do cotidiano, como educação, segurança, saúde e política por meio de charges adaptados à linguagem do jovem, mostra a importância da participação deles no processo eleitoral.
No dia seguinte, os alunos têm a oportunidade de tirar o título de eleitor, quando os funcionários da Justiça Eleitoral retornam à escola para efetuar o cadastro. É necessário estar com a cédula de identidade original e o comprovante de residência, além de comprovante de alistamento militar, se o aluno já tem 18 anos completos. No prazo de 10 a 15 dias, o documento é entregue na escola do estudante.

A iniciativa atende determinação do prefeito Tercio Garcia no sentido de se estimular as novas gerações a participarem do processo político em São Vicente. “Temos que incentivar a participação e o engajamento dos jovens, já que São Vicente tem 110 mil habitantes até os 20 anos de idade, ou seja, 1/3 da população”. Segundo Danilo Otto, é importante motivar a participação política dos jovens e abrir discussões que possibilitem a compreensão do valor do voto, “que é um instrumento para alcançar os objetivos da comunidade”, ressaltou.

A estudante Jussara Gomes, 17 anos, afirmou que muitos jovens não sabem a importância de ficar atento às ações do Poder Público. Já Elisângela Alves, 18 anos, diz que há desconhecimento das ações desenvolvidas pelos governantes por parte da juventude. “Muitos adolescentes votam por impulso. Depois da palestra conheci os meus direitos e deveres. Eles falaram de maneira diferente, mais do nosso jeito”, disse.
A auxiliar de cartório eleitoral, Ignez do Prado Alvez, aprovou a iniciativa de que participa. Ela conta que diversos alunos, ao final da palestra, buscam mais informações e interagem bastante.

A campanha é continuidade do trabalho realizado pelo Conselho da Juventude e da Diretoria de Juventude, que objetiva integrar e dar condições para que os jovens criem propostas, e junto com o Poder Público, desenvolvam formas de torná-las realidade. Há um mês em andamento, o Vota Juventude já contemplou nove escolas: Gleba II; Luiz D’aurea; Albino Luiz Caldas; José de Almeida Pinheiro Júnior; Paulo de Arruda Penteado; Pastor Alberto Augusto; Deputado Antonio Moreira Coelho; José Nigro e Armando Victório Bei.

Os jovens Talita Meng, Fabricio Lopes (Conselheiro Nacional de Juventude), Danilo Machado, Luis Thomaz, Eduardo Alonso, Jhonatan Cristian e Manoela Miranda integram o Projeto Tubo de Ensaio e participam das reuniões do Vota Juventude.
Para obter mais informações:

Conselho da Juventude
Tel. - 3569 -2294
E-mail - juventudesv@gmail.com
Site - www.cmjsv.blogspot.com.

Diretoria de Juventude
Tels. - 3569-2294 / 3569-2309 / 9787-7608

Cartório Eleitoral da Zona 340
Tels. - 3467-7008

VEJA ALGUMAS IMAGENS DO TRABALHO DESENVOLVIDO:

Um comentário:

Bruno Augusto disse...

Ola fabricio, sou Bruno Augusto presidente do PSB Jovem do triangulo mineiro!!
brunoaugustofrutal@hotmail.com
Add ai!!Abraço!!