domingo, 4 de maio de 2014

ARTIGO - DEBATER E MUDAR O BRASIL

Debater e mudar o Brasil
Por Fabrício Lopes*


Muitos militantes de ocasião estão incomodados com a entrevista de Eduardo Campos exibida hoje no Canal Livre. Penso nos fatos que deixam alguns seres de pouca visão política desconcertados e vejo que a forma como ele expõe os temas, sem as pirotecnias dos demais e sem adotar as práticas eleitoreiras do tudo ou nada, talvez seja um de seus maiores diferenciais.

O Brasil já está saturado de consumir essa guerra política medíocre que empobrece o debate político e não avança no sentido de apontar as complexidades reais dos problemas. Falam de temas importantes como se fossemos apenas espectadores de um filme de ação onde "mocinhos e bandidos" disputam o controle da atenção do público. Já chega! Precisamos ir além disso.

Com tantas qualidades que possui o povo brasileiro, sua capacidade de se reinventar, sua força de vontade, seu instinto de superação, dentre outros, há uma parcela daqueles apegados ao poder que escolhem empurrar diariamente goela abaixo na nossa população um turbilhão de tragédias, para que as pessoas se afastem da política e eles possam continuar dominando e corroendo as estruturas.

Sou de uma geração que escolheu o caminho da política para buscar as transformações sociais e, confesso que, não foi fácil suportar as pressões e chegar até aqui. O mais importante é saber que não cheguei sozinho, pois há milhares como eu que mesmo sem nos conhecer também alimentavam sonhos de construir um país melhor. Pouco a pouco o caminho de toda essa gente vai se cruzando, sonhos vão sendo compartilhados, idéias novas vão surgindo e a esperança se renova.

A vida é dinâmica, está em constante transformação. É por isso que levamos adiante a luta para reaver o brilho nos olhos do povo brasileiro. A política deve ser uma atividade permanente na vida dos cidadãos, não apenas um momento isolado a cada véspera de eleição.  Depende de nós seguir na direção certa, de coração aberto e sem medo da democracia.

O desafio é grande, mas nossos sonhos são maiores!


*Fabrício Lopes é militante do PSB

Nenhum comentário: